MEDITAÇÃO UM CAMINHO PARA ALCANÇAR A CONSCIÊNCIA CÓSMICA DIVINA
Você quer Meditar conosco ?
Pensa eu não consigo meditar, ficar parado!
Bem,surpresa!
Não é necessário.
Existem vários tipos de meditação.
Nosso objetivo é vivenciar os diversos tipos de meditação, e lhe
ajudar a fazer uma transformação em sua vida.
A meditação traz longevidade e bem estar.
Neste primeiro momento conheceremos a meditação dinâmica.
A meditação dinâmica nos permite quebrar velhos padrões enraizados no corpo e na mente, para isso devemos estar presentes, conscientes e alerta em tudo que fizermos.
Osho dizia que para mentes inquietas a melhor meditação é a dinâmica.
Na meditação dinâmica ocorre uma hiper excitação nervosa, que pode ser através de saturação de imagens, sons, movimentos e sensações com isto ocorre um desativação dos sentidos.
Quando ocorre a desativação dos sentidos a pessoa experimenta a camada subconsciente da mente, o que permite vivenciar as memórias e realizar uma reflexão profunda.
No subconsciente estão guardados as sensações, os sonhos, as memórias e as imagens são armazenadas. Quando passamos está camada nos tornamos conscientes alcançamos o estado de bem aventurança, a união com nosso eu verdadeiro para muitos , a união com Deus.
Então a dança , a respiração, os movimentos ,os mantras são um meio para alcançar a Consciência Cósmica divina.
Mantra
O mantra acalma a mente agitada, dá energia e nos transporta para níveis mais sutis.
O mantra flui junto a respiração direciona o prana (energia vital), para todo o corpo e tem um poder de dissolver nossas amarras.
O mantra tem seu próprio ritmo, apresenta um padrão vibratório que quando entoado eleva nossa vibração individual.
Através do mantra a mente se une a Consciência Cósmica Infinita, sua entonação repetitiva vibra os chakras e acalma a mente.
Por estar na sintonia e no ritmo do universo nos leva a auto realização.
Quando conseguimos o silêncio podemos ouvir as vibrações mais sutis, mas o mais importante do mantra é que ele nos permite mudar as vibrações dos pensamentos.
Nos identificamos com o ser divino interior , nos libertarmos do ego, das limitações e nos tornamos em Consciência suprema.
Meditação dinâmica de Osho.
Esta meditação é para ser feita de manhã, às 6 horas .Osho diz que neste momento tudo se torna consciente e alerta , a noite se foi e a natureza despertar. A meditação dura uma hora e tem cinco movimentos. Durante a meditação é trabalhado três estágios .O primeiro estágio é a respiração intensa e profunda, neste momento quebramos os rítmos, o segundo é o estágio catarse onde nos libertamos de um padrão e o terceiro é o mantra Hoo (Ru).
1-10 minutos
De olhos fechados, respirar rapidamente pelo nariz. Uma respiração forte movimentado braços, cabeça, movimentando pela sala.
Sinta sua respiração, inspire e expire, puxe o ar profundamente e solte o ar firmemente.
2-10 minutos
Deixe fluir as emoções. Solte para fora o que está trancado, o que precisa ser jogado para fora. Pode cantar, falar, gritar, berrar, chorar, dar gargalhadas, sacuda, dance, movimente se . Ponha seu corpo em movimento. Deixe fluir o que vem ao coração e expresse em movimento.
3-10 minutos
Com os braços para cima salte seguidamente gritando o mantra hoo,hoo...
RU,RU,RU deixe sair lá de dentro o mantra.
Cada vez que seus pés tocarem o chão você irá mantrar o RU.
4-15 minutos
Pare fique parado onde quer que você estiver.
Como na brincadeira estátua , congele não se mexa de maneira nenhuma, agora não é permitido nenhum movimento muscular, somente a respiração.
Perceba o que está acontecendo com seu corpo, sua mente, suas emoções.
Perceba o fluxo de energia.
5- 15 minutos
Agora é a hora de deixar a alegria, as bênçãos, a felicidade entrar. Vamos através da dança agradecer e receber os fluidos positivos do cosmos.
Permita se através da dança receber as graças do universo e agradecer a vida.
Dança Circular Sagrada.
Esse movimento nasceu em 1976 com o coreógrafo Bernhard Wosien quando este visitou Findhorn na Escócia .
Na Danças Circulares Sagradas primeiro aprende se os passos, após os vivência na roda . Através do apoio do grupo, da música e da dança nos permitimos entrar em contato com nosso eu, liberando a mente ,a consciência corporal, a concentração, a memória, a nível emocional traz calma, estabilidade e confiança.
Na dança circular temos um centro e dançamos em círculo.
Significados do círculo e do Centro .
O centro do círculo é um ponto.
O ponto não tem dimensão, nem lugar e este contém o todo.
Metaforicamente o círculo e o centro é representado por Deus e o mundo. Estamos todos ligados à Deus e fazemos parte do mundo, portanto devemos utilizar o mundo na nossa caminhada para o centro.
Como Rüdiger Dahlke fala:” utilizar o mundo significa, defrontar-se conscientemente com ele, trabalhar nele, brincar com ele, dançar com ele, servindo se dele como recurso para encontrar o ponto que unifica a multiplicidade”.
Na dança traçamos vários caminhos andamos em círculo , damos passos para trás , para os lados , igual na nossa vida e temos o centro como referência.
A vida não segue uma linha reta, ela como na dança faz os mesmos movimentos e assim como na dança temos que manter o foco e a referência.
Devido a isso na dança circular fazemos um centro com intenção de amor, foco e com coisas importantes para nós, pois ele serve de referência para nós encontrarmos conosco.
Significado das Mãos na dança circular.
Mão direita palma para cima e mão esquerda palma voltada para baixo no sentido da roda anti horário, se formos dançar no sentido horário se invertem as mãos.
Significa que buscamos Dar e receber. Através deste ato conseguimos o equilíbrio de todas polaridades dentro de nós e ao nosso redor.
Na dança circular somos apoiados pelo outro, assim como apoiamos o outro, nos permitimos juntos seguir um caminho em direção ao nosso centro.
Através da dança deixamos nosso subconsciente agir, nos soltamos vivenciamos o movimento, alcamamos a mente e trabalhamos nossas questões internas. Através da música e dos movimentos encaramos nossos bloqueios emocionais, nossa coordenação motora, e treinamos a mente, pois nesta hora o foco e a sensibilidade agem ao mesmo tempo.
Algumas músicas que eu amo é a Pacha mama, que trabalha o feminino, mas também o tempo e a Cura .
A Música de keko Brandão e a Coreografia de Cristiana Menezes. Olhem no you tube.
2 passos laterais no terceiro abre e já faz o balanço. Após cruza com a perna esquerda pela frente , abre o passo lateral e fecha. Volta um passo lateralmente. O próximo passo é para frente com a perna direita e com a perna esquerda retorna.
Para mim esta música me reflete a vida. Andamos para frente, mas em certos momentos somos forçados a dar um passo para trás, para analisar o caminho . Se seguimos em frente conforme nossa referência ou se devemos andar para trás e continuarmos nossa caminhada.
Outra música é Luz, música Rubinho do Vale, coreografia de Cristiana Menezes
Entra para dentro da roda quatro passos , anda para trás quatro passos. Abre um passo para fora fecha um passo para dentro fecha . Recomeça. Sempre usando o pé direito.
Quer coisa melhor do que espalhar a luz no universo.
É por fim término com a Dança do Agradecimento coreografada por Bernhard Wosien
Mãos palma direita para cima mão esquerda palma para baixo sentido anti horário.
Abre com a perna direita cruza com a esquerda e anda lateralmente quatro passos, no quinto eu somente toco a aponta do pé e volto com o pé ao lado e fecho. Reverência mãos ao coração em agradecimento.
No final um agradecimento especial ao planeta terra , mão esquerda no coração e a direita estica a frente.
Agradecimento por quem nos acolhe, nos apoia, a quem está ao nosso lado, ao divino e a essa mãe terra que nos permite vivenciar as mais loucas aventuras em seus domínios .
Comentários
Postar um comentário